Dicas De Estratégia De Logística Para Empresas

Spread the love

Dicas De Estratégia De Logística Para Empresas

Dicas De Estratégia De Logística Para Empresas
Dicas De Estratégia De Logística Para Empresas

Quando falamos em micro e pequenas empresas, um dos pontos mais preocupantes é quanto a logística dos produtos oferecidos, já que os recursos limitados e locais de armazenamento, podem ser um grande entrave para que a empresa cresça e haja resultados reais a longo prazo.

Uma boa logística, com um planejamento pensado e aprovado, pode ser essencial para um negócio gerar frutos e ser um grande sucesso. Nesse artigo, daremos dicas de estratégia de logística para empresas, que serão fundamentais para empresários iniciantes ou negócios que estão em fase de aprimoramento e crescimento.

Faça O Monitoramento Correto De Seu Estoque

Um dos grandes problemas que as micro e pequenas encontram, é quanto ao estoque. Muitas não possuem e utilizam do estoque de terceiros, sendo apenas uma intermediária, mas quando possuem, as vezes pelo número pequeno de funcionários, programas de baixa qualidade e tecnologia e falta de conhecimento adequado, acabam não fazendo o monitoramento correto, tendo muitas dores de cabeça com o estoque a médio prazo.

Não dar baixa nos produtos assim que saem do estoque, ter um inventário confuso, não catalogar de forma simplificada, não levar em consideração as especificações de garantia e qualidade, assim como vencimento feito pelo fabricante, são alguns dos pontos que podem levar empresas a falência.

É de suma importância que haja um monitoramento cuidadoso e prático de todo estoque e quanto menor é, mais deve-se investir em tecnologia autônoma, que facilite os processos e gere menos custos com contratações, mas seja eficiente para manter o estoque bem organizado, garantindo que o que entra, permanece e sai esteja sempre condizente com o sistema.

Tenha Parceria Com Bons Fornecedores

Bons fornecedores sempre serão parceiros que um bom empreendedor deve ter. No caso de uma logística empresarial bem alinhada, ter uma relação estreita com quem fornece tudo o que você precisa, garante preços mais baixos aos clientes e também maiores facilidades no pagamento.

Abra mão porém, daqueles que não entregam os produtos no tempo certo, que não oferecem benefícios e nem condições interessantes e que não prezam por transparência. Aprenda a fidelizar o melhor e descartar o que não é válido para seu negócio.

Aprenda A Fazer O Gerenciamento De Riscos

Quando o fornecedor não entrega os produtos na data, quando algum equipamento quebra ou imprevistos de horário atrasam as entregas, o que você faz? Muitas empresas entram em pânico e outras procuram gerenciar essas situações, se preparando com antecedência para elas.

Riscos como esses são possíveis e para que eles não ocorram, a melhor solução é sempre prevenir ao invés de remediar. O gerenciamento de riscos prevê que o fornecedor pode atrasar, fazendo com que você peça a reposição alguns dias antes do fim exato do produto, assim como quando um equipamento quebra, ter uma manutenção preventiva já evita que ele te deixe na mão e calcular o trânsito e demoras como greves pelo caminho, já evitam que a carga nunca chegue.

Invista Na Terceirização

Dicas De Estratégia De Logística Para Empresas
Invista Na Terceirização

Quando não é possível fazer tudo só, terceirizar serviços é uma ótima opção, já que agiliza o trabalho e pode economizar algum dinheiro. Opte pela terceirização quando o trabalho for grande o suficiente e por um tempo curto, para valer a pena financeiramente.

Logística Para Empresas

Todas as dicas deste artigo, visam ajudar empresas que estão começando ou que estão crescendo, a garantir mais sustentabilidade e com qualidade. Para aprender mais como funciona tudo isso na prática, é ótimo estar preparado com conhecimento. Faça cursos online gratuitos de logística que oferecem uma gama de áreas de aprendizado, para você estar qualificado profissionalmente para o setor logístico do seu negócio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *