Diferença Entre Marketing Digital e Publicidade

Spread the love

Qual é a diferença entre marketing digital e publicidade?

Foi-se o tempo em que investir em marketing consistia em bombardear o cliente com propagandas a todo tempo. Além do alto custo, esta estratégia possuía uma série de falhas que fizeram as empresas optarem por uma nova alternativa: o marketing digital.

O marketing é uma ciência que vem sendo estudada há anos, sempre buscando dar às empresas a possibilidade de aumentar as vendas, por meio de estratégias que atinjam os possíveis interessados, convertendo-os em clientes.

Para isso, investir em anúncios em jornais, rádio e televisão era prática comum, no entanto trata-se de algo bastante caro e inviável para a maioria das organizações.

Com a evolução rápida da tecnologia, surgiram a internet e suas inúmeras facilidades.

Isto trouxe a empresas e profissionais um novo panorama de como fazer negócios e lucrar mais, investindo menos.

Uma consequência direta disso foi que a publicidade assumiu uma nova forma, convertendo-se no marketing digital conforme conhecemos hoje.

diferença entre marketing digital e publicidade
diferença entre marketing digital e publicidade

Publicidade e marketing digital são a mesma coisa?

Mas, afinal, publicidade e marketing digital são a mesma coisa? Como diferenciá-los?

A publicidade visa tornar conhecido e aceito pelo público uma marca, produto, serviço ou até mesmo um profissional. Para isso, geralmente eram utilizados recursos off-line, como panfletos, banners, outdoors, anúncios em jornais, revistas e televisão.

Já mencionamos o quanto esta estratégia podia (e ainda é) ser bem cara, mas este não é o principal problema.

O ponto que mais reforça a inviabilidade da publicidade tradicional é o seu alcance infinitamente reduzido, quando comparado ao marketing digital.

O marketing digital, por sua vez, mantém a essência original de buscar contato e proximidade com o público-alvo, utilizando a internet como sua principal ferramenta.

Sua principal vantagem é a possibilidade de selecionar criteriosamente o público que receberá aquele anúncio, informativo ou conteúdo geral, tornando o investimento muito mais direcionado e assertivo.

Segundo André Fauth, da Agência Digital Oblige, o marketing digital também é uma forma de aumentar a publicidade (ou seja, tornar público) a sua empresa, no entanto é fundamental compreender que isso não se trata apenas de propaganda.

O principal objetivo do marketing digital não é somente fazer com que o público conheça os seus produtos e serviços, mas sim fazer com que se crie um relacionamento com o público, conhecendo-o e o aproximando cada vez mais da marca, conhecendo seus desejos e opiniões, para então atendê-los da melhor maneira.

Deste modo, o principal objetivo é fortalecer a sua imagem e relevância nos meios digitais, fazendo com que, ao invés de ter que correr atrás do cliente, este seja naturalmente atraído às suas páginas e se depare com a “solução para todos os seus problemas”.

Trata-se de um trabalho minucioso de conhecimento, tanto do seu produto quanto de quem irá consumi-lo, para então poder ofertá-lo a pessoa certa, no momento em que ela mais precisa.

É fácil perceber que estes conceitos andam juntos e, na verdade, o marketing digital é uma evolução natural da publicidade e da propaganda.

A nova forma de tornar positivamente conhecida uma marca fez com que as empresas de todos os portes pudessem alcançar a tão sonhada eficácia, vendendo mais e investindo menos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *